top of page

O Externato O Golfinho está numa fase de mudança!

Após várias reflexões sobre a nossa prática pedagógica, chegámos à conclusão que todas as crianças têm bastante necessidade em explorar o espaço exterior. Para essa exploração, o externato apresentava uma carência de materiais naturais, quer seja no espaço exterior como também em sala. O nosso ponto de partida foi a famosa caixa de areia. Considerámos que esta era o ponto de interesse das crianças sempre que estavam no exterior, e era aí que existiam mais momentos de contacto e partilha entre eles.

Como tal, e pegando nas orientações de Reggio Emilia, em que defende que a educação deve ter a criança como o protagonista do aprendizado, iremos adoptar uma metodologia baseada no contacto com a natureza: terra e mar.

Iremos usufruir da nossa fantástica localização em frente ao mar e vamos transformar o colégio adaptando-o com materiais naturais: construir a nossa horta pedagógica; ter o nosso “Cantinho da Quinta” com galinhas e coelhos; construir estruturas de movimento e exploração com troncos de árvores e paletes, para o qual vamos precisar da ajuda de todos os pais na sua construção. Não vamos guardar os baldes e as pás, pois iremos à praia, sempre que for possível, quer seja verão ou inverno.

Vamos colocar as mãos e pés na terra e no mar!

Como tal vamos permitir que todas as crianças explorem a natureza livremente, nunca esquecendo as necessidades curriculares, sempre com a supervisão e direcção do adulto. Para todas estas mudanças é necessário que todas as crianças mantenham a farda adequada e obrigatória e que todas as famílias mantenham um pensamento aberto e receptivo para estas novas experiências.

É normal que as crianças se sujem, andem descalços, saltem e corram, pois só assim conseguimos que sejam autónomos e conscientes dos perigos. Não vamos ter receios pois as crianças têm direito a brincar, quer seja verão ou inverno.

bottom of page