top of page

Dado a nossa posição privilegiada de frente para o mar, temos o oceano como tema do nosso Projecto Educativo

Princípios, valores e missão

O Externato O Golfinho apresenta neste Projecto Educativo o conjunto de princípios, missão e valores que pretende para toda a comunidade educativa. De acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo, são princípios gerais da educação:

1 - Todos os portugueses têm direito à educação e à cultura, nos termos da Constituição da República.

2 - É da especial responsabilidade do Estado promover a democratização do ensino, garantindo o direito a uma justa e efectiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares.

3 - No acesso à educação e na sua prática é garantido a todos os portugueses o respeito pelo princípio da liberdade de aprender e de ensinar, com tolerância para com as escolhas possíveis, tendo em conta, designadamente, os seguintes princípios:

a) O Estado não pode atribuir-se o direito de programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas;

b) O ensino público não será confessional;

c) É garantido o direito de criação de escolas particulares e cooperativas.

4 - O sistema educativo responde às necessidades resultantes da realidade social, contribuindo para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários e valorizando a dimensão humana do trabalho.

5 - A educação promove o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, respeitador dos outros e das suas ideias, aberto ao diálogo e à livre troca de opiniões, formando cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva

De acordo com a Constituição e com o Perfil do Aluno, o Externato defende uma educação inclusiva tendo em conta a diversidade e a complexidade de factores que interferem no âmbito educativo.

A referência a um perfil não visa, porém, qualquer tentativa uniformizadora, mas sim criar um quadro de referência que pressuponha a liberdade, a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio, a inserção familiar e comunitária e a participação na sociedade que nos rodeia. (ME-DGE, 2017)

A gestão e execução do currículo é feito tendo em conta todas as áreas curriculares, mas tendo por base os princípios que justificam e dão sentido às acções. De acordo com o Perfil do Aluno, são princípios educativos desta instituição:

  1. Disponibilizar saberes e valores aos jovens de modo a que consigam integrar-se na construção de uma sociedade mais justa e humana, nunca esquecendo a preservação do mundo enquanto bem comum.

  2. Desenvolver nos alunos uma cultura científica (um conhecimento sólido e robusto) que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais do mundo.

  3. Promover intencionalmente o desenvolvimento da capacidade de aprender. As aprendizagens são a base da educação e formação ao longo da vida de todos os indivíduos.

  4. Incluir todos os alunos, tendo em conta a sua diversidades, tanto ao nível socioeconómico como cultural, nos contextos educativos, promovendo o seu acesso e a participação de modo pleno e efectivo, em todos os contextos educativos.

  5. Garantir o acesso à aprendizagem e à participação de todos os alunos no seu processo de formação de forma coerente e flexível. Cabe à equipa pedagógica criar a gestão flexível do currículo, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens visadas.

  6. Adaptar a educação a novos contextos e estruturas, mobilizando competências e recursos, de modo a actualizar o conhecimento e a desempenhar novas funções.

  7. Contribuir para a formação dos alunos tendo em conta a sustentabilidade, ou seja, criar um conhecimento através da inovação política, ética e científica.

 

O Externato pretende com este Projecto Educativo, de acordo com a diferenciação pedagógica promovida pelos órgãos competentes, que o aluno seja:

  1. Munido de múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e seleccionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia;

  2. Livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia;

  3. Capaz de lidar com a mudança e com a incerteza num mundo em rápida transformação;

  4. Reconheça a importância e o desafio oferecidos conjuntamente pelas Artes, pelas Humanidades e pela Ciência e a Tecnologia para a sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental de Portugal e do mundo;

  5. Ser capaz de pensar crítica e autonomamente, criativo, com competência de trabalho colaborativo e com capacidade de comunicação;

  6. Apto a continuar a aprendizagem ao longo da vida, como factor decisivo do seu desenvolvimento pessoal e da sua intervenção social;

  7. Que conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta;

  8. Que valorize o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático;

  9. Que rejeite todas as formas de discriminação e de exclusão social

 

Pretendemos que todas as crianças, de acordo com as actividades promovidas, ponham em prática os valores segundo a cultura de escola:

  1. Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

  2. Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário para com os outros.

  3. Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.

  4. Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.

  5. Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

Objetivos Gerais e Específicos

Objectivos Gerais e Específicos

O Projeto Educativo tem uma periocidade trianual - de 2018 a 2021 – com o tema de “Os Oceanos”. A escolha deste tema tem por base o posicionamento do colégio. O Externato tem o benefício de se encontrar literalmente em frente à praia, o que é um recurso privilegiado para a construção do processo pedagógico da criança. O mar oferece uma variedade temática de exploração, o qual vamos reparti-la por estes três seguintes anos, tendo em conta os seguintes objectivos gerais:

  1. Promover o contacto com contextos reais de modo a explorar a área de conhecimento do mundo/estudo do meio.

  2. Utilizar vários recursos e parcerias para enriquecer a aprendizagem dos alunos, nunca excluindo a relação escola-família.

  3. Criar situações raciocínio e resolução de problemas, relativamente à consciência ambiental, de modo a enriquecer as relações interpessoais e a desenvolver o pensamento crítico.

 

 

Este ano lectivo de 2018/2019 a temática explorada será da poluição dos oceanos. Este tema surgiu durante uma conversa inesperada de sala de 1º ciclo sobre a fotografia de uma baleia no seu habitat rodeada de lixo marinho. Esta imagem gerou bastante curiosidade e necessidade de explorar, de modo a atingir os seguintes objectivos:

  1. Consciência do impacto que o homem tem na natureza e que consequências tem para o nosso planeta.

  2. Entender os processos de reciclagem e sistema de esgotos e que implicações existem na introdução de resíduos no mar.

  3. Promover o conceito de desplastificar.

bottom of page